ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2021

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2021
São Tomé e Príncipe

Sondagem: Carlos Vila Nova passa para 2ª volta das Presidenciais em primeiro lugar e Guilherme Posser é segundo

Carlos Vila Nova (candidato do ADI), passaria para segunda volta das eleições presidências em primeiro lugar com uma maioria não confortável (41%), caso as eleições fossem esta Sexta-feira, de acordo com uma sondagem do DESOP da Universidade ME-ZOCHI para a VOA e o Público. O inquérito dá Guilherme Pósser (candidato do MLSTP) num segundo lugar destacado (21%), com mais quatro pontos percentuais do que o terceiro, Delfim Neves (candidato da coligação PCD-MDFM-UDD e de todos os outros partidos sem assento parlamentar) (17%). Sem previsão de abstenção, sabemos apenas que 75% dos inquiridos dão por garantido que irão votar no domingo 18 de julho.

O inquérito da Universidade ME-ZOCHI, realizado entre os dias 5 e 8 de julho, há uma semana, portanto, traduz de alguma forma um pouco de tudo o que vem acontecendo de politicamente relevante e que poderá, de uma forma mais ou menos profunda, influenciar o voto dos santomenses aqui representados pela amostra.

Logo a seguir na preferência dos inquiridos surge Abel Bom Jesus (candidato independente) com 5%, Maria das Neves (candidata independente) na quinta posição com 4%, Júlio Silva (candidato do MCI) com 3%, Victor Monteiro (candidato independente) com 2%, Moisés Viegas (candidato independente) com 2%, Carlos Neves (candidato independente) com 2%, Aurélio Martins (candidato independente) também com 2%, e todos os restantes candidatos com menos de 1%.

Este inquérito foi realizado pelo DESOP–Universidade ME-ZOCHI para a VOA e para o Público entre os dias 5 e 8 de julho de 2021. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em São Tomé e Príncipe. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 2030 inquéritos válidos, sendo 51% dos inquiridos mulheres, 30% da região Norte, 40% do Centro, 20% do Sul e 10% da região autónoma de Príncipe. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários, região e voto nas legislativas 2018. A taxa de resposta foi de 46%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 2030 inquiridos é de 2,3%, com um nível de confiança de 95%.

pt Português
X