A Qualidade tem sido uma das prioridades estratégicas da UMZ e a prossecução deste objetivo tem-se refletido nos serviços prestados e por conseguinte nos prémios e distinções que já obteve e que atestam o compromisso social assumido em 2018, enquanto instituição de ensino superior a distância Santomense.
Esta prioridade da Universidade Mé-Zochi converteu-se num compromisso que visa a melhoria contínua assente numa abordagem holística que relaciona as diversas valências de forma interdependente, reclamando o envolvimento de todos na definição e no cumprimento dos objetivos da cultura da qualidade.
O envolvimento dos colaboradores na definição e no cumprimento dos objetivos de uma cultura organizacional de qualidade de inegável valor estratégico é determinante na prossecução da excelência pedagógica e na visão e na perspetiva da UMZ quanto à sua assunção na liderança de EaD em São Tomé e Principe, constituindo um passo na construção de uma abordagem EFQM/A3ES e International Organization for Standardization (ISO), que procura mobilizar os vários serviços e promover o envolvimento de toda a instituição, contribuindo desta forma para a integração da melhoria contínua.
Todas estas iniciativas vão permitir a adoção de medidas e de ações necessárias, conducentes à consolidação e subsequente certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ_UMZ), que irá permitir a articulação num único sistema das diversas linguagens criando as condições para a credibilização da Universidade Mé-Zochi, com a sua especificidade própria, ganhando um novo enfoque, no panorama do ensino superior Santomense.
A UMZ acredita que os verdadeiros padrões da qualidade e o seu reconhecimento, só são alcançados quando a organização promove um trabalho conjunto, participado e quando incorpora, com naturalidade, uma atitude de melhoria contínua.