Sobre nós

Fundada em 2018, a Universidade Mé-Zochi de São Tomé e Príncipe (UMZ) é a primeira instituição de ensino superior a distância em São Tomé e Príncipe.

Pela sua vocação e natureza, a UMZ utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas.

Assim, a UMZ disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica é lecionada em regime de e-learning, desde a sua fundação, sendo numa instituição Africana de referência, no domínio avançado do e-learning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual®.

Desde a sua fundação, o modelo de e-learning desenvolvido e praticado pela UMZ foi distinguido com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UMZ foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de e-learning em São Tomé e Príncipe por um painel internacional de especialistas independentes.

Em 2019, a UMZ tornou-se a primeira universidade Santomense a ser distinguida por boas práticas nas áreas da inovação e da sustentabilidade no ensino superior, tendo recebido o Selo de Bronze da Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE).

A preocupação com a qualidade no ensino superior tem sido uma discussão que não esta restrita somente ao meio académico, mas tem envolvido tanto a sociedade quanto a política.

Em tempos de crise, o diferencial marcante de uma Instituição de Ensino Superior não é o preço das propinas mais sim a qualidade dos seus serviços prestados.

A preocupação do governo Santomense em garantir a qualidade do ensino superior foi sempre evidenciada. Garantia da qualidade no ensino superior – em que mais concretamente, as Instituições de Ensino Superior são obrigadas a mudarem suas estratégias organizacionais.

Universidade Mé-Zochi surgiu para dar resposta a procura dos jovens que concluem 12º ano e que não conseguem vaga nas outras universidades existentes em São Tomé e Príncipe, e também se adequar aos requisitos exigidos pela Direção Geral do Ensino Superior e tem por objetivo apresentar um Sistema de Qualidade em Instituição de Ensino Superior.

 

MISSÃO

A Universidade Mé-Zochi (UMZ) assume como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários.

Por outro lado, a UMZ procura corresponder às expectativas de quantos, tendo eventualmente obtido formação superior, desejam reconvertê-la ou atualizá-la; o que significa que, por vocação, tentamos ir ao encontro das expectativas de um público adulto, com experiência de vida e normalmente já empenhado no exercício de uma profissão.

A UMZ tem ainda por missão a criação, transmissão e difusão da cultura, dos saberes, das artes, da ciência e da tecnologia, ao serviço da sociedade, através da articulação do estudo, do ensino, da aprendizagem, da investigação e da prestação de serviços.

VISÃO

Uma Universidade em qualquer lugar do mundo

VALORES

Transparência | Credibilidade | Ética | Abertura e Inovação

pt Português
X