Sondagem Eleições 2022

Sondagem: ADI ganha eleições

 

ADI poderá ganhar as eleições com 47% a 52% dos votos. A sondagem da Universidade MEZOCHI prevê que o ADI consiga eleger entre 25 a 29 deputados. Se conseguir o valor máximo, o ADI conquista a maioria absoluta que começou por pedir no início da campanha legislativa. Em 2018, os Democratas independestes conquistaram 47% dos votos e 25 mandatos na Assembleia da República.

MLSTP pode vir a perder metade da bancada parlamentar, prevendo-se que conquiste 21% dos votos, o que dá 12 deputados. Os sociais-democratas tem neste momento 23 deputados.

Como terceira força política, devido integração do PCD esta projeção aponta o BASTA como o partido mais provável, com 17% dos votos e 9 deputados.

O MCI conquista 6% dos votos e 3 deputados.

A Iniciativa Liberal MDFM e UDD que neste momento tem apenas um deputado para cada partido, consegue os mesmos 4%.

São 3% os inquiridos que votariam em outro partido ou branco, ou nulo.

 

Ficha Técnica

Este inquérito foi realizado pelo CESOP– Universidade ME-ZOCHI para a CNN entre os dias 18 e 22 de julho de 2022. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em São Tomé e Príncipe. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 2046 inquéritos válidos, sendo 46% dos inquiridos mulheres, 31% da região Norte, 21% do Centro, 34% do sul e 14% da região autónoma do Príncipe. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, região e voto nas legislativas de 2018. A taxa de resposta foi de 37%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 2046 inquiridos é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%. 

pt Português
X